terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Você conhece a banda Sabonetes?

Se você assiste à MTV com frequência, já deve ter visto o clipe da banda Sabonetes. Esses curitibanos, que estão juntos desde 2004, ganharam um grande destaque no cenário do rock nacional em 2010. Agora, neste ano, os meninos querem voos mais distantes. Agora vou mostrar uma entrevista com eles, veja só:                                                            

Como surgiu a Sabonetes?
A gente se conheceu na faculdade e tocava em festinhas de lá. No início, era só uma brincadeira. Gostávamos de tocar nas festas para não pagar a entrada e beber de graça [risos]. Nós tocávamos covers de songs que a gente ouvia na época... Então, começamos a compor sem querer. Foi aí que percebemos que não era só a gente que gostava das nossas músicas. Havia umas pessoas que também curtiam, até que virou uma banda de verdade. Começamos a tocar mais, a fazer mais shows e a compor novas músicas.


 E vocês terminaram a faculdade?
A banda era diversão e, até hoje, é. Dizíamos que a faculdade estava atrapalhando o andamento da banda [risos]. Mas a gente conseguiu terminar, sim!



O cenário musical de Curitiba é favorável às novas bandas?
Curitiba tem um cenário bem legal. São várias bandas de qualidade. O mais interessante de lá é que cada grupo faz um som totalmente diferente do outro. Cada banda tem sua particularidade.

Agora, a pergunta clássica... Por que Sabonetes?
Eu poderia dar cinco explicações a você, mas nenhuma delas seria verdadeira. O motivo real é que a banda começou com quatro amigos que queriam se divertir, e o nome veio sem querer. A gente ia tocar em uma festa, e o cartaz estava sendo feito. Então, a produtora ligou. A gente ainda não tinha pensado que era uma banda, mas ela nos pediu um nome. Naquela hora, o Alexandre disse: "Coloca qualquer coisa. Sabonetes, por exemplo". E aí ficou. Acho que isso mostra espontaneidade.

O que vocês gostam de ouvir?
A gente ouve até hoje coisas que sempre ouviu. Beatles, Paul McCartney... A gente também gosta de música brasileira, como Chico Buarque e Cartola. Rock nacional dos anos 1990, como Titãs, Paralamas... Ah! E também a escola do The Clash e o rock dos anos 1970. 



Como você vê o fanatismo? Quem é o seu ídolo?
Fui muito fã do Kurt Cobain e ainda sou do Paul McCartney. Sempre fui tiete. Acho isso legal e lido bem com isso. Acredito que essa admiração vem do trabalho feito e, não, de maneira aleatória. Sempre gostei deles pela música que fazem. Nós respeitamos muito a galera que curte o nosso som. É por eles que nós fazemos isso hoje. Não é negativo! Temos uma relação próxima e saudável.

Qual é o grande diferencial da Sabonetes?
A gente levantou uma bandeira diferente. A maioria das bandas tenta se encaixar em algum grupo ou tribo. A gente superou isso e foi além. Não queremos entrar em um desses estereótipos. Nós falamos que somos uma banda de rock brasileira. Vamos além do pop, e a nossa escola é o rock.

E o visual da banda? Moda faz parte do pensamento de vocês?
Acho que é algo bem natural. A gente não procura pensar muito sobre isso. A gente se veste no show e não engana ninguém. Nosso estilo não é criado. A gente não engana ninguém. Nosso estilo não é forçado ou criado. A gente usa roupas do dia a dia. A moda vai além de uma questão de estética. É mais aquilo de você se sentir bem com o que você veste. Tem a ver com o rock também. A gente está nesse conceito de vestir o que gosta e fazer o que quer.



Sobre os comentários que rolam sobre certa semelhança de vocês com o Coldplay. O que você acha disso? Rola uma inspiração?
A gente nunca ouviu muito Coldplay. Para ser sincero, conheço pouco. Foi muita coincidência! O meu cabelo, no dia do clipe, ficou parecido. Sou loiro, o vocalista do Coldplay também é... Mas a semelhança do som, eu não consigo enxergar. Não acho que seja muito forte, e isso não nos incomoda. O que importa é que ouçam a nossa música!




Nenhum comentário:

Postar um comentário